sexta-feira, 3 de setembro de 2010

CASTIDADE: Chamado para todos

Nossa cultura nos ensinou erroneamente que castidade é reservado aos religiosos e religiosas (padres e freiras), um voto. Outro erro comum na atualidade é que a castidade é coisa do passado, transformada pelo progresso cultural, pela evolução.
Deus não muda e seus ensinamentos permanecem de geração em geração. A igreja sabiamente nos ensina que "castidade significa a integração correta da sexualidade na pessoa e com isso a unidade interior do homem em seu ser corporal e espiritual."(Catecismo da Igreja Católica,2337).
A castidade não se resume a abstinência da relação sexual, já que castidade não é somente genitalidade; é uma pureza interior a qual todos são chamados, pois o homem e a mulher criados à semelhança de Deus é unidade de CORPO E ALMA. O pecado contra a castidade fere o corpo e a alma, quebrando a paz interior.
Uma pessoa casta não é uma pessoa recalcada, é uma pessoa livre, pois não se deixa dominar por suas paixões, não se escraviza em nome de uma "liberdade sexual" que não liberta ninguém, pois fere, magoa, deixa cicatrizes dolorosas. Que liberdade é essa que leva o ser humano a usar seu semelhante como simples objeto de prazer, que amor é esse que exige provas?
Cada um guarde a castidade segundo o seu estado de vida: os solteiros e os celibatários consagrados vivam na continência, os casados vivam a castidade conjugal segundo a moral cristã.
As principais ofensas à castidade são: a luxúria (prazer sexual buscado por si mesmo, isolado das finalidades de procriação e união); a masturbação (excitação voluntária dos órgãos genitais a fim de conseguir um prazer venéreo) ; a fornicação (união sexual fora do casamento) ; a pornografia (exibição de atos sexuais reais ou simulados) ; a prostituição (reduz a dignidade da pessoa a um mero objeto de prazer) ; o estupro (penetração à força).
A virtude da temperança comanda a castidade, é um trabalho a longo prazo o domínio de si mesmo. Dominar sua paixões exige esforço contínuo e é marcado por imperfeições e recomeços, construído com o auxílio da graça de Deus, fruto de um crescimento espiritual.
Um ser humano casto é um ser humano puro de coração à imitação de Cristo. Castidade é simbolo de doação, aquele que pratica a castidade torna-se para o próximo testemunha da fidelidade e da ternura de Deus.
Que com o auxílio da graça nos determinemos para vivermos a virtude da castidade. Criemos uma nação de homens e mulheres castos. Castos no falar, no olhar, no agir. Assim teremos amizades castas, namoros e casamentos castos, famílias castas.
Maria, exemplo de castidade por nós!
Eliane Maria

Um comentário:

  1. Deus nos preceitua a pureza naquilo que se refere à sexualidade não porque a sexualidade seja algo torpe, mas porque precisamente ela é algo pleno de uma dignidade quase sagrada; neste sentido, Santo Tomás de Aquino nos afirma que os preceitos sobre a castidade obrigam o homem gravemente porque a sexualidade contém o ser humano em potência e, consequentemente, exige por este fato uma parte daquele respeito que é exigida pela própria dignidade humana.

    ResponderExcluir