terça-feira, 27 de julho de 2010

DEPRESSÃO


Quem não conhece alguém que já foi acometido por esta doença?

Talvez você mesmo já tenha passado por ela ou esteja vivendo-a .

A depressão é uma doença cercada de preconceitos, alguns ainda são capazes de acreditar que é frescura, outros atribuem a forças demoníacas, ao abandono de Deus.

Segundo Victor Frankl, psicoterapeuta existencialista, a depressão psico-espiritual é causada por um vazio existencial decorrente da falta de sentido de vida, encontrado por trás de uma vida profissional excessiva, na necessidade de nunca descansar, no decaimento psicofísico dos aposentados, na busca desenfreada por adrenalina. Outro tipo de depressão é a endógena desencadeada por um fator psicológico e que não necessariamente tenha um estressor social ou uma crise pessoal como citados no primeiro tipo, pode ser alicerçada num fator hereditário, histórico familiar de depressões ou num déficit de serotonina. Em ambos os casos, a pessoa acometida por este mal deve ser cuidada, com acompanhamento profissional e espiritual, pois o sentido de vida está dentro de cada ser humano, o vazio interior, aquele lugar mais íntimo de cada pessoa que não é saciado por fatores externos, mas unicamente por Deus e ao encontrá-lo o homem é capaz de fazer projetos, de ir além, de amar o que realmente é essencial. As pessoas que sofrem com a depressão endógena encontram em Deus a força necessária para lutar, para sair da crise.

É necessário olhar essas pessoas como doentes que estão à procura de remédio, da cura e respeitar o tempo que vivem, amando-as, cuidando e mostrando o lado bom da vida.

Se você que agora lê este texto passa por uma crise de depressão, não se culpe e nem se envergonhe da dor existencial, por não conseguir externar alegria, por não ter forças o suficiente para seguir só. Eu conheço o tamanho da sua dor, pode acreditar, tenha paciência consigo mesmo, peça ajuda àqueles que lhe amam de verdade, busque ajuda profissional e se entregue a Deus que lhe ama incondicionalmente, lhe ama hoje da mesma forma que amava quando você sentia forte e capaz, mesmo que você não consiga sentir este amor.

Eliane Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário