quinta-feira, 29 de julho de 2010

continuação VIVER EM FAMÌLIA ...

Jesus não pediu vingança, Jesus não pediu justiça. Ele não se importou consigo mesmo, esqueceu de si mesmo e pediu misericórdia, pediu compaixão, não para si, mas para quem o fazia sofrer.
Quando somos ofendidos, quais sentimentos nascem dentro de nós?
Qual a nossa primeira reação? Todos esses sentimentos são muitos humanos e errar como sabemos é humano, mas somos chamados por vocação, antes mesmo de nascermos a sermos iguais a Deus, fomos criados à sua imagem e semelhança. O que nos faz semelhante a Deus não é outra coisa se não a capacidade de amar, de receber e retribuir amor.
Jesus nos convida a amar como Ele ama.
Qual é o novo mandamento que Jesus apresenta? Vamos ler na Palavra de Deus? (João 15,12).
No Antigo Testamento diz: amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Jesus que vem fazer novas todas as coisas vem ensinar que devemos amar como Ele ama.
O amor que se torna real no perdão, que se expressa sincero e verdadeiro quando acontece a reconciliação.
Só perdoa quem ama, e só ama de verdade quem é capaz de perdoar.
Qual é o sentido profundo da palavra amor para cada um de nós?
Hoje, é uma palavra tão banalizada, tão usada para designar relações egoístas e hedonistas (busca do prazer sem compromisso e sem limites ou respeito ao próximo), que poucas vezes lembramo-nos da sua origem divina: tudo foi criado por amor, para o amor e no amor. Foi o amor de Deus, que não coube em si só e que expandiu dando origem à vida, porque o amor é fonte de vida. Portanto, a experiência do amor deve ser restauradora da nossa relação filial com o Senhor para que seja realmente presente em nossas vidas a importância de sermos filhos amados por Deus. E por que somos amados somos capazes de amar, aprendemos a amar porque Deus nos amou primeiro.
João 4,19.
Podemos perdoar porque Deus nos perdoa primeiro também.
O perdão é uma questão muito desafiadora:
* porque parece significar que o agressor escapa impune, ileso, sem pagar pelo que nos fez e causou.
* ele pode ter agido de propósito e talvez não esteja arrependido.
* ele pode fazer o mesmo novamente sem ser punido.
Parece não haver nenhuma motivação para que uma pessoa ofendida tome este rumo, decida por perdoar.
entretanto, embora o perdão não seja fácil, ele é necessário para o bem da pessoa ferida. As pessoas que foram magoadas e não perdoam continuam a sofrer pressão e feridas emocionais por estarem a segurar a raiva e a amargura. Algumas se afundam nas drogas, nas bebidas, começam a "ficar" com um monte de gente para esconder, ou preencher o vazio que a falta de perdão, a falta de amor lhe causa.
Como as nossas primeiras experiências de vida e relacionamento estão dentro de casa, começam em nossas famílias, as nossas mágoas mais profundas, nossos ressentimentos mais sérios também, muitas vezes, nascem dentro de casa, dos conflitos que vivemos dentro de casa com os pais, irmãos ou então não participamos diretamente, mas assistimos a situações de violência, abandono, vícios, ofensas e ódio e guardamos esses sentimentos e os ressentimentos muitas outras vezes durante nossa vida.
O perdão não pode ser mal compreendido.
ele consiste na decisão de soltarmos a nossa mágoa e o nosso ressentimento.
entenda bem, o perdão é fruto de uma decisão,ou como diria Santa Tereza de Ávila, "de uma determinada determinação".
Assim, como o amor verdadeiro que não é uma emoção, sensação ou sentimento, mas uma decisão livre do coração, perdão também é uma decisão.
e atenção irmãos e irmãs, ao perdoarmos não significa que:
* consentimos ou aprovamos a ofensa;
* a ofensa foi esquecida e não importa mais;
* a ofensa não tenha consequências;
* a pessoa ofendida ou a sua mágoa não importem mais.
Não se trata disso, mas sim de uma atitude libertadora, responsável e voluntária de nossa parte, da parte de quem perdoa. assim nasce a reconciliação.
A reconciliação é um processo que ultrapassa o perdão. Ela é alcançada quando as pessoas que estavam em conflito chegam a uma relação positiva entre si.
A reconciliação é a ação gerada, produzida após a decisão de perdoar ser tomada, exige muito amor, exige muita vontade de ser feliz de verdade. Não estamos dizendo que é fácil, estamos dizendo que é possível. Muito possível. Por uma ordem de Deus somos obrigados a honrar nossos pais, mas se não houver amor em nossos corações, isso se torna difícil demais. Se nós nos relacionarmos com eles a partir de nossas feridas, não vamos nunca ser obedientes, felizes e muito menos os faremos felizes. Se não buscarmos entre nossos irmãos, construir amizade, confiança, respeito e amor, nossas casa serão sempre o último lugar onde vamos querer estar.
quem está tendo a oportunidade de viver e descobrir o amor é você. Você que Deus quis atrair a este lugar, a este retiro, então o amor deve começar a transbordar de seu coração. as pessoas lá na sua casa, seu irmão, sua irmã, continuam as mesmas pessoas, mas você foi tocado pela graça de Deus, se você crê, você é uma pessoa nova.
Mude seus atos, mude sua maneira de viver a vida e se relacionar.
Faça a diferença no mundo que vive, comece pela sua casa, por mais difícil que eles sejam, por piores que eles sejam, por mais graves que sejam os erros que eles ou você cometeram, o amor pode vencer e superar tudo isso, não de uma hora para outra, mas é possível, e tem que ser dado o primeiro passo por alguém.
Lembram da Palavra de Deus? amamos porque Deus nos amou primeiro. Você quer ser amado? Ensine o outro a amar, amando, não exigindo amor. ensine a perdoar, perdoando e não exigindo perdão.
A reconciliação não é apenas um evento.
Ela deve tornar-se num valor e um estilo de vida.
ela deve passar de geração para geração, através da Bíblia, do diálogo, mas principalmente do exemplo, do testemunho de vida, como dizia Madre Tereza de Calcutá, "talvez a nossa vida seja o único evangelho que algumas pessoas leem"...Por isso´testemunho é tão importante.
O perdão e a reconciliação fazem parte de uma jornada que poucas pessoas fazem, mas cujo destino é a liberdade, a saúde e a paz, a salvação plena.
erramos todos os dias, erram conosco todos os dias, precisamos perdoar e reconciliar todos os dias, precisamos pedir perdão e reconciliar todos os dias.
o amor assim acontece e cura, salva e liberta nossas famílias, nossa comunidade, nosso ministério de evangelização, contagia e transforma o mundo. Eu creio! E você?
Max de Oliveira ( palestra num retiro de jovens em Vitória - ES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário