quinta-feira, 19 de agosto de 2010

COMO UMA VELA SEM CHAMA





Muitas pessoas se encontram hoje sem forças, sem ânimo, como uma vela de quem a chama foi apagada. Vou lhe contar uma  história que li um dia desses: O diabo resolveu vender os instrumentos que usava para fazer as pessoas se perderem. E realizou uma enorme exposição com todos os instrumentos que costumava usar. Eram grandes ferramentas, como: ódio, violência, bebedeira, corrupção, prostituição, tráfico de drogas, de armas, ofensas à pureza das pessoas... Enfim, lá estavam todos os seus instrumentos à venda.
Porém, havia um instrumento separado de todos os outros que, apesar de velho e gasto, valia o equivalente ao preço de todos os outros objetos juntos. Havia uma enorme curiosidade a respeito daquele objeto. Por que era tão caro? E o diabo lhes respondia: "Compre e você verá o que é."
Devido ao custo ninguém o comprou, e o diabo voltou a usá-lo, reconquistando tudo o que tinha vendido e muito mais. O instrumento surrado e dispendioso que ninguém tinha conseguido comprar chama-se DESÂNIMO.
E o diabo explicou: "Só vendo por um alto preço porque me foi sempre muito útil. Se uso a droga, a violência ou a prostituição, logo a pessoa me reconhece e sabe que o instrumento é meu. Mas o desânimo não. As pessoas pensam ser algo de sua própria personalidade ou de seu temperamento. Acham que têm o direito de ficar desanimadas por causa dos problemas."
E acrescentou: "Quando lhes dou a arma do desânimo, faço qualquer coisa com elas, que estão desanimadas, desfalecidas. Elas acham que já possuem uma boa justificativa para sofrer e não reagem, pois, afinal de contas... Deus quis assim." ( A luta para resolver os problemas da vida íntima, edição Canção Nova, Pe. Jonas Abib, pag 26 e 27)
Desânimo significa "não animare", animar é dar alma. Quantas pessoas deixaram-se levar por este mal da alma, enganadas colocaram a culpa nos problemas financeiros, na luta com o marido alcoólatra, com o filho dependente químico, com o desemprego, com o chefe injusto, o líder espiritual incompreensível.
Na hora da tempestade, os discípulos gritam por Jesus você se lembra? E Jesus permanecia no barco. Ele permanece contigo também e esse deve ser o motivo para que você tenha ânimo a continuar lutando, acreditando no milagre. Na homilia de domingo passado " O domingo em que celebramos a Assunçaõ de Maria", Padre Neil, pároco da paróquia a qual faço parte, disse algo que me levou a um profundo questionamento. Ele disse: "Sua vida está parada, as coisas não andam no seu emprego, na sua família...não será porque  lhe falta crer? Maria acreditou."
Quantas vezes em minha vida o milagre tardou a acontecer porque eu deixei de acreditar e permiti que o desânimo se instalasse. Hoje lhe desafio a desmascarar o demônio e acreditar no milagre e como diz a canção: " Por maior que seja o seu problema, ele não é maior que Deus, por maior que seja o seu dilema, ele é bem menor que Deus..."
Faça a experiência e depois me conte.
Que o Espírito Santo sopre sobre ti o sopro da vida!
Eliane Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário