segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A MISSÃO NASCE DO ENCONTRO PESSOAL COM JESUS


"Ser cristão não é uma carga, mas um dom: Deus Pai nos abençoou em Jesus Cristo seu Filho, Salvador do mundo."(Documento de Aparecida, 28). Ao ter um encontro pessoal com Jesus Cristo, o homem e a mulher vê-se preenchido de uma alegria tamanha que muda o seu interior e em consequência faz com que nasça um ardente desejo pela missão que em alguns casos leva a pessoa a deixar tudo, casa, pátria e ir ao encontro do coração ferido do seu semelhante. Ferido pelo pecado, pela injustiça, pela violência, pelo desconhecimento da pessoa de Jesus Cristo, único Salvador e Redentor, única fonte inesgotável de alegria: "...aquele que beber da água que eu lhe darei nunca mais terá sede"(Jo 4,14).

Porém, o missionário não é só aquele que parte para terras distantes, é também aquele que faz de sua família, seu trabalho, sua escola, seu círculo de amizades "terra de missão". Me arrisco a dizer que o mais difícil de deixar é a pátria do nosso eu interior, abandonar a própria vida, os projetos pessoais na mão de Deus e partir do egoísmo, do comodismo rumo ao coração do ser humano, nem sempre atraente, pois conhecendo o outro o ser humano entra num processo de conhecer a si mesmo. Ser missionário em terras distantes ou em minha própria pátria é deixar eclodir do interior o grito que explodiu em São Francisco de Assis: "O amor não é amado."

Ser cristão é sinônimo de ser missionário, que por sua vez é sinônimo de ser feliz. Sim, é a alegria do missionário que atrairá o outro a Jesus, não é uma alegria êfemera, mas alegria que nasce do encontro com o Ressuscitado que passou pela cruz, alegria da Boa Nova do Reino de Deus. "A alegria do discípulo é antídoto frente a um mundo atemorizado pelo futuro e oprimido pela violência e pelo ódio", diz o Documento de Aparecida em seu número 29.

A nossa alegria não é passageira, é fruto de um coração que experimentou o verdadeiro amor, misericordioso, justo, consolador. Esse amor nos motiva a desejar consumir nossa vida para anunciar a cada homem e mulher que sofre: É POSSÍVEL SER FELIZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário