sábado, 1 de janeiro de 2011

1º DE JANEIRO- SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS


"Desde os tempos mais antigos, a Bem Aventurada Virgem é honrada com o título de Mãe de Deus, e cujo amparo os fiéis dão com suas súplicas em todos seus perigos e necessidades" (Const. Dogmática Lumen Gentium, Num 66).

Este dogma foi proclamado pela Igreja Católica no Concílio de Éfeso em 431, como sendo Maria a "Mãe de Deus", em grego Theotokos e em latim Mater Dei. O Concílio de Éfeso proclamou que "se alguém não confessa que o Emmanuel é verdadeiramente Deus, e que por isso a Santíssima Virgem é Mãe de Deus, já que engendrou segundo a carne o Verbo de Deus encarnado, seja anátema "(...)

É mister lembrar que quando um dogma é proclamado, ele vem em resposta a dúvida vigente naquele tempo, portanto proclamar que Maria, no qual o verbo se encarnou por obra do Espírito Santo é Mãe de Deus é proclamar para quem colocava em dúvida a divindade de Cristo, que Ele é Deus, duvidar dessa maternidade é também duvidar da divindade de Jesus.

Maria, sendo mãe acolhe as dores e alegrias do Filho. Mãe de Deus e nossa, roga pelos amados filhos, mesmo quando estes, na sua frieza e ignorância a desprezam.

Feliz aquele que caminha nesse mundo, amparado pelas mãos carinhosas e firmes da mãe, quem pode chorar, ser consolado, ser acariciado, encorajado por ela. Felizes aqueles que se alegram no abraço maternal de Maria.

Começar o ano sob a proteção da mãe de Deus e nossa é garantia de vitória, pois ela não nos leva a outro lugar senão aos braços do seu filho, Jesus.

Neste primeiro dia de 2011, consagremos nossos sonhos sonhos, nossos projetos à Mãe.

MÃE DE DEUS E NOSSA , ROGA POR NÓS!

Eliane Maria Ruela

Nenhum comentário:

Postar um comentário