sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A árvore que produz no tempo certo

O salmo 1,3 diz: "Ele é como árvore plantada junto a regatos, produz fruto na estação devida e sua folhagem não murcha..."

Este versículo nos leva a meditar onde estamos plantado, ou seja, onde nossa vida está alicerçada. A árvore plantada perto do rio, é capaz de aguentar o tempo da seca, pois a água que penetra em suas raízes através dos lençóis faz com seja possível passar pelas  mais terríveis secas, sem morrer.

A vida alicerçada na água da vida que é Cristo, resisti aos desertos da alma, advindo das preocupações, das doenças, das provações e perseguições e continua viva, capaz de produzir no tempo devido.

Como é doloroso passar pela provação de aparentemente não está produzindo, muitas vezes incapacitado pela doença do corpo ou da alma, pois se um sofre o outro também sofre, já que o ser humano é inseparavelmente corpo e alma, outras vezes incapacitado pelas adversidades da vida, por um tempo de mais dedicação ao trabalho ou ao estudo. Como sofre o coração acostumado a dar frutos, quando vive no escondimento, principalmente se este coração estava acostumado com os aplausos ou como êxito de seus empreendimentos. Bendito deserto que às vezes somos obrigados a passar!

São João da Cruz escreveu seus mais belos poemas em meio a "uma noite escura", Santa Teresa D'ávila selou sua amizade com Cristo, sofrendo a entrada no "castelo interior".

Permaneçamos arraigados ao rio de água viva e nossos desertos poderão se transformar em tempos fecundíssimos e no tempo devido poderemos colher os frutos.
Que nesse advento produzamos frutos de alegria e esperança.

Eliane Maria


Nenhum comentário:

Postar um comentário