segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

SANTA LUZIA



Nasceu em Siracusa(Itália) no fim do século III. Pertencia a uma família abastada, recebeu formação cristã. fez um voto de viver a virgindade perpetuamente. Após a morte do pai, sua mãe a queria casar com um jovem, mas esse era pagão.
Luzia, tendo a mãe gravemente enferma, a propôs que fossem em romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, em Catânia, e que a cura da doença seria a confirmação do não para o casamento. A mãe foi milagrosamente curada. Luzia vendeu tudo, deu aos pobres e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa.
Não aceitando oferecer sacrifícios a falsos deuses, nem quebrar seu voto de virgindade, enfrentou as perseguições das autoridades. Não houve força humana capaz de arrastá-la. Várias juntas de bois não a puderem levar, as chamas do fogo não a puderem queimar, por fim foi decapitada pela espada no ano de 303.
Não se sabe ao certo se é verídico o fato de terem-lhe arrancados os olhos antes de sua morte. Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus, Luz do mundo, testemunhando-o até as últimas consequências.
"ADORO A UM SÓ DEUS VERDADEIRO, E A ELE PROMETI AMOR E FIDELIDADE"( sta Luzia)
Eliane Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário