terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ORIGEM DO PRESÉPIO



São Francisco de Assis, homem simples e despojado que seguiu os passos de Cristo na pobreza e na humildade, desejou apresentar de um forma simples que os fiéis pudessem conhecer e mergulhar no mistério do Natal.
Com os seus irmãos da ordem, reproduziu com grande simplicidade o nascimento de Jesus, evidenciando a mensagem de pobreza do Menino Deus.
Ao olhar para o presépio, nosso coração deveria se dobrar diante de tamanha pobreza, Deus se fez criança, em si essa atitude é uma grande prova de despojamento, de abandono, mas não para aí, nasce em uma manjedoura, no meio dos animais, é colocado para dormir onde antes servia de lugar para os animais comerem, um curral mal cheiroso é a casa que Deus feito homem encontra para nascer.
Contemplando o presépio, voltemos ao real significado que São Francisco deu a ele, a simplicidade, a pobreza, o abandono nas mãos do Pai.
Possamos viver um natal diferente, onde o centro seja a alegria por Deus ter cumprindo a promessa feita a nossos pais , possamos celebrar em família e em comunidade a alegria de que "um menino nos foi dado e a nós foi revelado os planos de amor do Pai...Jesus se faz criança e em nós nasce a esperança de reaprender a amar.
Sim, o milagre do natal é a chance de reaprendermos a amar, amar de verdade, amar a Deus, a mim mesmo, ao outro, um amor simples, de gestos concretos no ordinário da vida, o amor que é decisão, escolha.
Que o advento prepare o nosso coração para ser manjedoura quentinha onde o príncipe da paz possa nascer.
Eliane Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário