quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

E o que é a felicidade?


Certamente não é a ausência de sofrimentos, nem a realização unicamente da própria vontade, tão pouco é se enquadrar nas exigências do mundo, muitas vezes cruel e egoísta.
Será mesmo feliz aquele que busca satisfazer somente os prazeres momentâneos, que se recusa a viver a provação para alcançar um bem maior?
Na noite passada fui dormir com a frase que uma pessoa me disse "o que adianta você ser assim (se referia a uma convicção que tenho a cerca da vontade de Deus) e não ser feliz?" Essas palavras ficaram soando em meus ouvidos durante a madrugada e então perguntei a Deus: Senhor, o que é a felicidade?
Ele, que se põe fielmente a falar com quem está disposto a ouvir, me fez lembrar do que fala o Catecismo da Igreja Católica " em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar"(CIC 27). Pois é, a verdade não pode ser adaptada à nossa vontade e isso muitas vezes nos faz  sofrer, um sofrimento que purifica e liberta. Compreendi então, que a dor que a pessoa percebeu em mim e concluiu ser ausência de felicidade, na verdade é a dor de se dobrar à vontade de Deus, única fonte de felicidade verdadeira.
Ah! Que maravilhosa experiência, vivi nesta madrugada, como os reis seguiram a estrela em busca do menino-Deus, a voz daquela pessoa foi a estrela que me guiou a olhar para Deus e livremente dizer: Escolho tua vontade, fonte inesgotável de amor e felicidade, mesmo que isso implique em perdas. A promessa de ver-te Senhor, ultrapassa todo bem momentâneo.
Pude então dormir em paz e feliz.
Quisera que todo homem e toda mulher tivesse a experiência de se deixar encontrar pelo "Deus que não cessa de chamar todo homem e procurá-lo para que viva e encontre a felicidade."(CIC 30).
Claro que nessa caminhada em busca da verdade e felicidade, pois não pode-se encontrar uma sem a outra, errarei muitas vezes, mas não desistirei jamais.
Obrigada pessoa amada e querida.
Eliane Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário