quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ADVENTO DO SENHOR

Antes de começar a postagem de hoje, queremos agradecer ao Padre Ivanil, missionário no Chile, pelos artigos enviado sobre o advento,partilhando conosco sua experiência.



Estamos no tempo litúrgico do Advento que é um tempo de vigilância e de espera para atualizarmos em nossa história Aquele que veio, virá e vem: Jesus Cristo, o Senhor! Veio a primeira vez na fragilidade; virá uma segunda vez na glória, mas a cada dia podemos encontrá-Lo em cada irmão ou irmã. É o Mistério da Encarnação que agora nos preparamos para celebrar!
É nesse tempo que a Igreja Católica do Brasil desenvolve a sua Campanha para a Evangelização como um tempo de despertar-nos e alimentar-nos com a consciência missionária e o compromisso evangelizador.
Iniciamos essa Campanha no Domingo de Cristo Rei, e ela se estende até o 3º Domingo do Advento, domingo da Alegria (Gaudete)
O Advento ajuda-nos, assim, a aprofundar a nossa responsabilidade evangelizadora que é tão necessária na Igreja, sendo que cada um de nós é responsável pelo anúncio do Evangelho de Jesus Cristo aos irmãos e irmãs.
Talvez seja essa uma das maiores lacunas que temos em nossa caminhada eclesial: a consciência missionária e evangelizadora! Não podemos esperar que outros façam e trabalhem nas missões; somos nós, batizados, os responsáveis e animadores para que em nossas comunidades a Palavra de Deus seja a luz no caminho de tantas pessoas que estão ao nosso redor.
É claro também que essa tarefa tem uma dimensão universal, como é o significado de nossa catolicidade, e não se resume apenas no trabalho local, mas é em nossas comunidades onde vivemos e onde iniciamos essa missão.
A Campanha para a Evangelização deste ano tem como tema “Discípulos e Missionários” que, como sabemos, está inspirado na V Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho que será realizado em Aparecida, no Estado de São Paulo. Por Discípulos e Missionários entendemos que cada um de nós, ao fazer uma verdadeira experiência do seguimento de Cristo em sua vida é, ao mesmo tempo, um apóstolo animado! “Quem encontrou Jesus Cristo e se deixou cativar por Ele não pode deixar de comunicar isso também aos outros”!
O anúncio do Advento é que estamos nos preparando para o grande presente que Deus enviou ao mundo: Seu filho Jesus! Ao acolher esse grande dom não podemos ficar sem uma resposta generosa.
A Campanha para a Evangelização dá-nos essa possibilidade: a nossa resposta aos presentes que recebemos de Deus, e uma maneira de vivermos intensamente a missão evangelizadora será a partilha que faremos no próximo final de semana, 3º domingo do Advento, com a Coleta para a Evangelização.
A Coleta para a Evangelização é realizada em todas as comunidades, capelas, igrejas, locais de culto, celebrações da Igreja Católica no Brasil e destina-se a ajudar na missão evangelizadora da Igreja.
Todos nós sustentamos a missão eclesial, seja com a nossa participação missionária, seja com a nossa ajuda financeira.
Todas as coletas do próximo final de semana são destinadas a isso. Esses recursos serão repartidos para os Regionais da CNBB, para a CNBB Nacional e para as Dioceses. Em nossa Arquidiocese, a parte que fica para nós é entregue para a Coordenação de Pastoral para o sustentamento dos trabalhos de implantação do Plano de Pastoral e outras situações de necessidade.
A nossa Igreja ainda depende muito da ajuda de outros irmãos e irmãs e há vários países que nos ajudam nas construções e Igrejas, nos trabalhos sociais, na aquisição de veículos e também na organização pastoral. Sentimos a necessidade de dar um passo no país, onde bastaria o mínimo de ajuda de cada católico na coleta para a evangelização e teríamos o necessário para a missão da Igreja durante um ano.
Todas as paróquias receberam os folhetos de reflexão para os quatro domingos da campanha; os cartazes e os envelopes que, distribuídos ao povo, deverão ser entregues na coleta das celebrações no próximo final de semana.
Eis um grande desafio para todos nós: a nossa auto sustentação e a partilha com outras comunidades que necessitam melhorar ainda mais a missão evangelizadora. “Com nossa doação generosa ajudaremos nossa Igreja Católica a evangelizar mais e melhor”.
 Padre Ivanil José










Um comentário: